Notícias

02 de outubro de 2019

"Falando diretamente do mundo da lua... onde tuuuudo pode acontecer!"

A lua, tão linda e brilhante, é admirada por tantas pessoas. Com suas 4 fases, ela é sempre cantada em prosa e verso. Para a lua, a Terra já enviou sondas, satélites, a cadelinha Layca, o foguete Apollo 11 e alguns astronautas que puderam pisar em solo lunar.

Enquanto muitos ficam sonhando com a lua, nossa aluna do 3º ano, Sofia Lana, e sua equipe de pequenos cientistas criaram o protótipo de uma base para viver na lua. A base lunar foi desenvolvida a partir de uma situação problema levantada pelas crianças, nas aulas da Robótica Dhell, de como seria viver no satélite natural terrestre. Água, oxigênio, alimento e energia também fizeram parte da pesquisa realizada. O resultado desse projeto foi um artigo científico e um protótipo, aprovados para a Mostra Nacional de Robótica MNR, que aconteceu na UFMG, no dia 20 de setembro.

Esse mesmo projeto já levou o grupo da Sofia para a Califórnia, nos EUA, em março de 2019, para participar de um torneio da Fundação Americana FIRST, do qual eles saíram com o prêmio Innovative Model.

A base lunar representada pela equipe com peças do LEGO Education prevê equipamentos para transporte e comunicação, robôs, hospitais, escolas, casas, dormitórios, supermercados e até um McDonald´s lunar. Mais do que uma base, estamos diante de uma verdadeira cidade!

A Lua vai ficar ainda mais linda povoada! Conheceremos, enfim, a face oculta da lua... Que incrível jornada os pequenos cientistas estão planejando! Com certeza, trata-se de um pequeno passo para a imaginação de uma criança, mas de "um salto gigantesco para a humanidade".

Compartilhe