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23 de julho de 2020

Como funciona o ciclo da água: experimentos que geram conhecimento.

O uso das atividades investigativas é uma importante ferramenta para o ensino de Ciências. Por meio da experimentação, o aluno é levado a participar de forma ativa do seu processo de aprendizagem, saindo de uma postura passiva e sendo estimulado a perceber e agir sobre o seu objeto de estudo.

Pensando nisso, as professoras do 5º ano propuseram um experimento para os alunos compreenderem como funciona o ciclo da água.

Foram usados dois copos com a mesma quantidade de água e plástico filme para tampar um dos copos, sendo que o outro copo ficou aberto.

O experimento:

Após 7 dias de observação, os alunos apresentaram, durante uma aula on-line de Ciências, os resultados da experiência para a professora:

  • A evaporação aconteceu nos dois copos, mas naquele que ficou tampado o vapor de água permaneceu dentro do copo.
  • No copo aberto, o vapor se dispersou no ambiente, fazendo com que o volume de água diminuísse mais do que no outro copo.
  • No copo tampado, percebeu-se pequenas gotículas de água que se formaram na parte interna do plástico. Essas gotículas são a condensação do vapor de água.

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A partir dos resultados observados, as crianças relacionaram as mudanças de estado físico da água que aconteceram dentro do copo com o ciclo da água na natureza.

Com o experimento, os alunos puderam construir o conhecimento científico a partir da interação entre pensar, agir e observar. Que venham novas experiências!

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