Notícias

15 de junho de 2021

Alunos do 7º ano trabalham a interdisciplinaridade com o livro Vozes ancestrais e participam de um bate-papo com o autor

Nos meses de abril e maio, os estudantes das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental trabalharam, nas disciplinas de História e Geografia — com as professoras Carolina Othero e Natália Maranha, respectivamente —, o livro Vozes ancestrais, de Daniel Munduruku, premiado escritor que recolheu e recontou contos de dez povos indígenas que vivem em território brasileiro.   

O trabalho com o livro consistiu em diários de leituras semanais, nos quais os alunos expressaram suas ideias, sentimentos e interpretações em relação aos contos e às fotografias que os acompanham. Durante a leitura, foram trabalhadas as diversidades cultural, linguística e religiosa dos povos originários, bem como a participação indígena na história e na formação da população brasileira.  

A partir das aprendizagens proporcionadas pelo livro e pelas aulas, os alunos se dividiram em grupos e realizaram pesquisas sobre cada um dos dez povos presentes no livro. Para finalizar o projeto, foi realizada uma entrevista com o autor.  

É importante destacar que o gênero entrevista foi trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa com a professora Rosandra Sêda e que os próprios alunos elaboraram as questões para o autor. O momento do bate-papo foi muito enriquecedor, no qual todos aprenderam um pouco mais sobre a importante luta do movimento indígena brasileiro, sobre o quanto podemos aprender com a alteridade e como também é fundamental que reconheçamos, nas belas palavras de Munduruku, o “que de indígena há em cada um de nós”.  

Compartilhe