Notícias

18 de setembro de 2023

O voluntariado faz parte de nosso DNA e currículo escolar

"Nas visitas a gente aprende muito sobre estar presente. A gente escuta, aprende a ouvir, a conversar e até mesmo a dançar, cantar e brincar para levar alegria a eles.  Eu gosto de fazer parte do voluntariado porque ele me ajuda a ser quem eu sou. Já faz parte de mim, já faz parte de tudo que acontece na minha formação, como pessoa, como estudante. Aprendemos muito a valorizar os pequenos momentos. É uma sensação excepcional. Só vindo para descobrir", conta. 

 


Somos uma das primeiras instituições de ensino em Minas Gerais a acrescentar o voluntariado como parte do currículo escolar e as horas de atividades são registradas no histórico dos estudantes. 
O programa de voluntariado é conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que são ligados a três eixos de atuação: educação, ecologia integral e territorialidade, e tem um espaço estratégico e hoje conta com uma área institucional de Cidadania e Solidariedade com o foco no protagonismo por meio de uma formação integral (integrada, crítica e criativa), na realidade. Todo início de ano é feito a convocação de novos voluntários. Os pais são informados sobre a iniciativa e os programas desde a chegada ao Colégio. Em fevereiro, é feita a divulgação das inscrições para os interessados em fazer parte do programa e os trabalhos começam no mês de março. Podem se inscrever estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. 

Atualmente, nosso programa de voluntariado atende 21 instituições sociais. ❤️‍🔥 

"Queremos inserir os estudantes em diferentes realidades sociais: comunidades periféricas, instituições de cuidado a crianças e idosos, projetos socioambientais, coletas solidárias, campanhas de mobilização, para, a partir daí, transformá-las. Para isso, oferecemos uma jornada para transformar as pessoas que vão transformar o mundo. Essa diversidade de experiências nos faz entender o serviço voluntário como uma forma de educar para a participação cidadã na sociedade. Queremos que a partir desse conhecimento sobre a realidade do entorno em que estão inseridos, considerando o país, a cidade e o bairro, eles possam ser sensibilizados para ajudar a transformar vidas", destaca Jonathan Félix, Coordenador Institucional de Pastoralidade. 

Celebrando e reconhecendo este ato tão lindo e nobre, realizamos um momento superespecial para entregar os certificados de participação! 
Confira abaixo ⤵️

Compartilhe