VOOU

20 de dezembro de 2019

Promover um ensino inovador e posicionar os nossos estudantes como protagonistas de suas vidas faz parte das premissas que norteiam a proposta pedagógica do Colégio Santo Agostinho. Por isto, em 2020, teremos módulos formativos, com 2 horas semanais, para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Esta proposta é mais uma inovação que apresentamos para os nossos alunos levantarem voo, irem mais longe e alcançarem novas conquistas!

  

COMO FUNCIONA

Além das disciplinas regulares, os estudantes escolherão um módulo formativo por semestre, com temas interdisciplinares com os quais tenham mais afinidade ou interesse. Isso garante uma vivência cada vez mais coerente com a realidade contemporânea, permite que eles tenham experiências alinhadas aos seus desejos e anseios, consolidando uma formação pessoal, profissional e cidadã.

banner-habilidades-voou-csa.jpg

 

MÓDULOS FORMATIVOS

  

O módulo que for escolhido pela maior parte dos estudantes será cursado por cada série. Ou seja, a turma da 1ª série do Ensino Médio poderá escolher um dos módulos formativos abaixo e a turma da 2ª série do Ensino Médio também escolherá um dos módulos.

 
foguete.jpgEducação Financeira

Seja gestor de suas próprias finanças

Todos sonham em viajar, possuir bens, ter uma vida confortável. Para isso é preciso planejar financeiramente os sonhos antes de materializá-los. Na Educação Financeira, o estudante terá condições de entender, equilibrar e gerir suas finanças pessoais, desenvolvendo uma consciência financeira sustentável, na contramão da situação atual de incentivo ao consumo exacerbado. Será possível analisar a economia comportamental e o mercado de capitais, ou seja, os bancos, as corretoras de ações, os planos de previdência, tanto em aplicações como em financiamentos. Serão também realizadas simulações de investimentos e financiamentos, planilhas eletrônicas, planejamentos, além de trabalhos de campo em diferentes instituições financeiras.

 

foguete.jpgInvestigação Forense

Física, Biologia, Química e Matemática como suportes para investigações criminais

A Ciência Forense é uma área interdisciplinar que envolve Física, Biologia, Química, Matemática, dentre outras ciências, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal. Neste módulo formativo serão estudadas as ações de um perito criminal, envolvendo a exploração do local de um crime, os vestígios, indícios e as principais provas. Além disso, o estudante terá oportunidade de entender como as ciências são aplicadas nos métodos clássicos e instrumentais de investigação, tais como: identificação de impressões digitais, exames de DNA, ensaios para a identificação de fluidos biológicos, incêndios e explosivos, balística, assim como a Química forense em papel, tintas, fibras e metalografia. Ao fim, o estudante terá uma visão sistematizada das diferentes linguagens e campos de estudo das Ciências, estabelecendo conexões entre suas diferentes realidades.

 

foguete.jpgGamifique-se

Games, criatividade e ética

O módulo formativo Gamifique-se busca contribuir com a formação dos jovens para a utilização das ferramentas digitais de forma criativa, ética e qualificada. Serão apresentados temas emergentes relacionados aos usos da tecnologia, como: cybercultura, cyberbulling, gamificação, jogos digitais, e-Sports, dentre outros. Também serão abordadas as ferramentas digitais que poderão ser exploradas ao longo do processo criativo. Os alunos desenvolverão produtos e serviços relacionados aos temas explorados, por meio da aprendizagem baseada em problemas (ABP), que é a construção do conhecimento a partir da discussão de um problema em grupo. Nesta fase do módulo, os alunos escolherão entre duas trilhas: Iniciação Científica ou Ferramentas Digitais.

  

foguete.jpgCiência Política e Desafios Urbanos

Habilidades para a vida em sociedade

Considerar o ser humano como um ser político é tratá-lo como um ser capaz de planejar a vida em sociedade, por meio da discussão e da construção de valores que sustentam a democracia contemporânea, como a solidariedade e a justiça. Este módulo formativo pretende mostrar que a política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis e normas de conduta, propondo um aperfeiçoamento da vida em comunidade. O módulo visa também desenvolver a capacidade analítica e crítica do estudante, por meio de situações-problema, em relação aos principais desafios da política. Tudo isso por meio da metodologia de Grupos de Pesquisa, a partir dos interesses elencados pelos próprios estudantes, e trabalhos de campo.

  

foguete.jpgLiteratura para Vestir

Cultura, design e empreendedorismo

Por meio do emprego de diferentes linguagens, de habilidades artísticas e da produção de ilustrações temáticas, o módulo pretende incentivar o contato do estudante com obras da literatura brasileira e ampliar o repertório cultural. Para isso, serão compartilhados trechos de textos da esfera artística que permitam retextualização em forma de artes gráficas a fim de experimentar, na prática, o processo de criação artística voltada para a comercialização de produtos originais. Os estudantes utilizarão estratégias de planejamento, de organização e de empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos para confeccionar camisetas temáticas que poderão ser comercializadas virtualmente, abrindo espaço para a criação de uma possível startup. Além disso, os jovens empreendedores deverão criar uma plataforma digital para a divulgação das camisetas literárias produzidas.

  

   

 


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Olá! Você quer saber mais sobre o VOOU?

Veja abaixo algumas perguntas e respostas que podem auxiliar nessa jornada.

- O que é o VOOU?

O VOOU é uma proposta inovadora do Colégio Santo Agostinho. Por meio do VOOU, são oferecidos módulos formativos interdisciplinares para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.  Além das disciplinas regulares, os estudantes escolhem um módulo formativo para cursarem, por semestre. Os estudantes podem optar por temas com os quais tenham mais afinidade ou interesse.

Isso garante uma vivência cada vez mais coerente com a realidade contemporânea, permite que tenham experiências alinhadas aos seus desejos e anseios, consolidando uma formação pessoal, profissional e cidadã.

Além disso, o VOOU antecipa uma definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista para ser implementada em 2021. O Novo Ensino Médio deverá ter duas partes integradas: uma comum e uma outra diversificada, ambas para todos os estudantes e instituições de ensino do país. Na parte diversificada estão os Itinerários Formativos, cuja matriz prevê o exercício de habilidades distribuídas em quatro eixos estruturantes: mediação e intervenção sociocultural; investigação científica; processos criativos e empreendedorismo.

Nossos módulos formativos já foram desenvolvidos a partir das competências previstas pela BNCC, abordando as habilidades dos quatro eixos estruturantes dos Itinerários Formativos. Assim, os módulos formativos se tornam o primeiro passo para implementar gradativamente os futuros Itinerários Formativos da BNCC. Essa será a nossa decolagem para o VOOU. Continuaremos inovando com a adequação curricular, sempre em conformidade com as diretrizes da BNCC e da legislação que trata do Novo Ensino Médio.

 

- Quem deve participar do VOOU?

Estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das quatro unidades do Colégio Santo Agostinho.

 

- Quantos módulos formativos o estudante deverá cursar?

O estudante deverá cursar um módulo formativo por semestre letivo.

 

- A participação dos estudantes é obrigatória?

Sim, cada estudante da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio deve, obrigatoriamente, cursar um módulo formativo por semestre.

 

- Quantas horas/aula terá cada módulo formativo?

Cada módulo formativo terá 36 horas/aula, sendo duas horas/aula por semana.

 

- Quais serão os dias e horários das aulas dos módulos formativos?

No Colégio Santo Agostinho Gutierrez, os módulos formativos serão sempre às terças-feiras, no turno da tarde, de 13h40 às 15h20.

 

- Quando e como será feita a escolha dos módulos que serão cursados por cada estudante?

A escolha dos módulos será feita pelos próprios estudantes, no início das aulas, na primeira semana de fevereiro. Os professores farão uma apresentação presencial dos módulos formativos. Logo em seguida, serão divulgadas mais informações sobre o processo de inscrição, que será realizado no dia 5 de fevereiro.

 

- Quando começam as aulas dos módulos formativos?

As aulas dos módulos estão previstas para começarem no dia 11 de fevereiro, terça-feira.

 

- Os estudantes serão avaliados?

Sim, a avaliação dos módulos formativos será semestral, com valor de 100 (cem) pontos. A cada atividade avaliada, o aluno que não alcançar o aproveitamento mínimo (60%) terá a oportunidade de refazê-la sob a orientação do professor mediador.

 

- Será exigida frequência nas aulas dos módulos formativos?

Sim, será aprovado, ao final de cada semestre, em cada módulo formativo, o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas.

 

- Os estudantes receberão certificados de conclusão dos módulos formativos?

Sim, ao final de cada módulo, caso atenda aos requisitos necessários citados acima, o estudante irá receber um certificado atestando a conclusão do módulo formativo. Lembrando ainda que os módulos farão parte da grade curricular e também constarão no histórico do estudante.

 

 

Aguarde, em breve serão divulgados vídeos com mais informações sobre cada módulo.

Também serão divulgadas informações sobre como o estudante poderá se inscrever para cursar os módulos formativos.

Acompanhe a nossa página para ficar por dentro das novas informações!

  #EuVoueVoo

  

Compartilhe: